Anilhando Canários – Passo a Passo

A anilha é um anel metálico inviolável fornecido pela FOB (Federação Ornitológica do Brasil) aos criadores através dos clubes filiados.

Ela é a identificação da ave e é fornecida mediante rigoroso controle pelos clubes e pela FOB, portanto não pode apresentar qualquer sinal de adulteração. Nela estão gravados: sigla da federação, código do clube, número de registro do criador no clube, número da ave e o ano de seu nascimento.

Se você for criador amador, também poderá utilizar anilhas, basta comprar junto ao nosso parceiro ANILHAS CAPRI, acesse www.anilhascapri.com.br e informe que foi indicado por nós do site CANÁRIOS BELGA. Suas anilhas poderão ser personalizadas com as inicias do seu nome, ano de nascimento, número do canário, etc…

Para colocação da anilha, segurar a ave com a mão esquerda e com a direita a anilha, deixar o dedo posterior no sentido da perna, a seguir introduzir os dedos dianteiros na anilha, fazendo com que passe para a perna com leve movimento giratório; após, liberta-se o dedo posterior.

Esta colocação deve ser efetuada entre o 5º e o 8º dia de vida da ave, dependendo do seu desenvolvimento. Apesar de aparentemente simples, recomenda-se o máximo de cuidado para evitar traumatismo à ave.

Lembre-se: O anilhamento, teoricamente deve ser feito entre o 5º e o 8º dia de vida do filhote, mas é necessária a observação do desenvolvimento, pois em um mesmo ninho há filhotes que se desenvolvem mais rápido que os seus irmãos.

1º – Comece pegando as anilhas, colocando-as de “ponta-cabeça” em uma mesa forrada com papel toalha ou jornal e lubrifique-as com vaselina líquida.

2º – Em seguida, pegue o ninho com os filhotes a serem anilhados e coloque-os ao lado das anilhas já lubrificadas.

3º – Pegue um dos filhotes na mão e com a outra mão o anel. Passe a anilha pelos três dedos anteriores.

4º – Deslize a anilha até o início da articulação. Segure a ponta desses dedos e desloque a anilha através do dedo posterior, que deve estar no mesmo sentido da perna, fazendo com que o anel passe para a perna.

5º – Em seguida liberte o dedo posterior, desenganchando-o da anilha, Essa operação pode ser facilitada, untando-se os pés dos filhotes com vaselina ou outro lubrificante neutro.

6º – Após libertar o dedo posterior, coloque o filhote no ninho e volte o ninho para o mesmo lugar onde estava. Observe mais tarde se está tudo bem com os filhotes anilhados.

como anilhar canários

Se você for criador amador, também poderá utilizar anilhas, basta comprar junto ao nosso parceiro ANILHAS CAPRI, acesse www.anilhascapri.com.br e informe que foi indicado por nós do site CANÁRIOS BELGA. Suas anilhas poderão ser personalizadas com as inicias do seu nome, ano de nascimento, número do canário, etc…

onde comprar anilhas para pássaros